quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

"CONFRATERNIZAÇÃO DOS ALUNOS DO CETEO"

Confraternização dos alunos do Curso Básico de Teologia. Foi muito bom...
Que DEUS abençoe cada aluno e que 2010 seja de muitos estudos...


Última aula do ano de 2009. Também a despedida da Professora Aparecida Gomes Machado (Cida), ela está indo embora para São Paulo. Sentiremos saudades, pois era uma ótima professora. O Curso Teológico CETEO agradece a Professora Cida Gomes pelo seu empenho e dedicação pelo trabalho na obra do Senhor!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"ACHANDO A PURIFICAÇÃO"


TEMA: II° REIS CAP. 05 v. 01


Se quisermos ser purificados pelo Senhor, precisamos aprender com essa história bíblica...


  1. A RESPOSTA DE DEUS VEM DE QUEM MENOS ESPERAMOS: (II° Rs. 05 v. 03) = “Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.” / Apesar se seu país, Israel, perdera a guerra e ela fosse pega como escrava, ela não deixou de abençoar e mostrar o poder de Deus.

  1. DEVEMOS PROCURAR QUEM TEM AUTORIDADE PARA FAZER ALGO: (II° Rs. 05 v. 05 e 06) = “Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. Levou também ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.” / Naamã procurou o seu superior, pois ele tinha autoridade e domínio para enviá-lo a Israel.

  1. DEUS AGE EM NOSSAS VIDAS ANTES DO MILAGRE: (II° Rs. 05 v. 07) = “Tendo lido o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Acaso, sou Deus com poder de tirar a vida ou dá-la, para que este envie a mim um homem para eu curá-lo de sua lepra? Notai, pois, e vede que procura um pretexto para romper comigo.” / Mesmo o rei de Israel dizendo que não podia fazer nada, Deus já estava no controle. Preparou o profeta Eliseu.

  1. DEUS QUER USAR OS NOSSOS PROBLEMAS PARA GLORIFICAR SEU NOME: (II° Rs. 05 v. 08) = Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. / Sua vida é um canal para propagar a glória de Deus !

  1. DEUS NÃO AGE COMO PENSAMOS: (II° Rs. 05 v. 10 e 11) = Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, por-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso. / Do jeito que Deus age, às vezes nos decepcionamos, mas Ele sempre tem o melhor.

  1. PRECISAMOS ACREDITAR NA PALAVRA DE DEUS: (II° Rs. 05 v. 12 e 13) = Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação. Então, se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo. / Sem fé é impossível agradar a Deus.

  1. AÍ SIM VEM O MILAGRE, A PURIFICAÇÃO: (II° Rs. 05 v. 14) = Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.

  1. E O NOME DE DEUS É GLORIFICADO: (II° Rs. 05 v. 15 e 18) = Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço aceites um presente do teu servo. Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.


AUTOR: EVANGELISTA GERALDO DE ALMEIDA FILHO

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"QUEM PODE SER LÍDER NA IGREJA DE CRISTO ?"


A escolha e nomeação de líderes na igreja de Cristo é um processo de vital importância, cuja eficácia é comprometida por dois posicionamentos extremos.


Por um lado, muitas pessoas potencialmente capacitadas pelos parâmetros apresentados nas Escrituras não se imaginam atuando como líderes, pois têm seus conceitos sobre liderança permeados por paradigmas humanos, ultrapassados e não valorizados por Deus.

Para estas pessoas, os líderes têm habilidades naturais que não podem ser aprendidas. Pensam que líderes são aqueles indivíduos visivelmente percebidos como tal, porque tendem a impor melhor suas idéias e conseguem manifestar sua influência sobre outros com muito mais intensidade do que são influenciados por estes.

Indivíduos com esse perfil são rotulados de "líderes natos" - aqueles superdotados no campo dos relacionamentos - cuja ascendência nas relações é notada desde a mais tenra idade. O sentimento de incapacidade é inevitável para muitos que possuem esse elevado e distorcido conceito sobre liderança cristã. Como conseqüência, a igreja de Cristo fica desfalcada de pessoas de valor que poderiam atuar com muita relevância na sua edificação.

Por outro lado, as demandas carentes de líderes se avolumam e mesmo imbuídos da mais nobre intenção de fazer com que as coisas na igreja aconteçam, somos impulsionados a nomear líderes ignorando as orientações bíblicas que deveriam nortear este ato.

As escolhas são direcionadas pela necessidade e, quando muito, por aquilo que se conhece das credenciais humanas, mas não pelos critérios apresentados nas Escrituras.

As experiências profissionais, as habilidades naturais e às vezes somente o fato de alguém aceitar o desafio são os elementos considerados suficientes para conduzir o processo. Como conseqüência, a igreja de Cristo acaba sendo liderada por pessoas biblicamente desqualificadas, cujas atuações são altamente prejudiciais à saúde do Corpo de Cristo.

Em um extremo verificamos a busca pelos poucos naturalmente superdotados e no outro extremo a postura de que qualquer um serve.

À luz dessas considerações, faz-se necessário desmistificar a liderança cristã, sem diminuir sua grandiosidade, e buscar na Palavra de Deus os princípios estabelecidos por Ele para colocar alguém nesta posição.

Se quisermos atuar em obediência ao Senhor, não podemos admitir procedimentos que ignoram Seus critérios para a escolha dos líderes da Sua igreja.

A Palavra de Deus nos apresenta em 1Timóteo 3 e Tito 1 os parâmetros essenciais para a escolha dos oficiais da igreja de Cristo, sejam eles bispos (ou supervisores), sejam eles diáconos.

Os candidatos a líderes na igreja de Cristo, quer liderando algum ministério, quer atuando no diaconato, deveriam ser submetidos ao crivo dessas passagens. São essas qualificações que Deus espera encontrar nos candidatos a líderes do Seu rebanho.

Com isto em mente, destaquemos alguns aspectos essenciais derivados de uma análise mais cuidadosa dessas duas passagens:

Em primeiro lugar é interessante perceber que não vemos nessas passagens a busca por aquelas habilidades normalmente esperadas em um "líder nato". Deus não busca pessoas que "vendam bem suas idéias", ou que influenciem outros com sua personalidade forte, ou mesmo que possuam experiências significativas no mercado de trabalho.

Pelo contrário, Deus estabelece características que são virtudes cristãs acessíveis a todo servo fiel, e que podem ser didaticamente agrupadas da seguinte forma:

- Possuir um lar bem constituído (marido de uma só mulher, filhos fiéis e bem comportados sob disciplina - "pois se alguém não lidera a própria casa como cuidará da igreja de Deus?". A hospitalidade requerida do líder também está relacionada com seu lar - é como se ele dissesse "podem ficar em casa - não tenho nada a esconder!").

- Comportar-se exemplarmente (irrepreensível, bom testemunho dos de fora, primeiramente experimentado, justo, fiel em tudo, piedoso, respeitável, amigo do bem).

- Exalar humildade (modesto, não arrogante, não neófito - para não se ensoberbecer).

- Comunicar-se com santidade (uma só palavra, não maldizente).

- Manifestar autocontrole (domínio de si, sóbrio, temperante, não violento, inimigo de contendas, cordato, não dado ao vinho).

- Apresentar desapego material (não avarento, não cobiçoso de torpe ganância).

- Manejar bem a Palavra da Verdade (apto para ensinar, apegado à palavra fiel, poder para exortar no reto ensino e convencer os que contradizem).

Em segundo lugar é necessário admitir, como desdobramento natural desse entendimento aliado à disposição de obedecer ao Senhor, que será necessário em alguns contextos tomar a corajosa decisão de não realizar alguma obra por falta do obreiro qualificado, ou não preencher algum cargo pela mesma razão.

Finalmente, em virtude deste cenário avaliado, é imperativo ressaltar a importância de se investir em vidas, através do discipulado cristão, como plataforma de formação e capacitação de líderes.

Idealmente, uma igreja sadia deveria ter mais pessoas qualificadas, ou líderes em potencial, do que líderes em exercício - pois as virtudes esperadas dos líderes são na verdade manifestações da piedade, que são, a rigor, o padrão de Deus a ser almejado por todos os seus filhos.

AUTOR: Vlademir Hernandes

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

"ACHEI INTERESSANTE !"


Prezados ! A paz do SENHOR JESUS ! Desculpe a demora em postar novos conteúdos, pois estava muito apertado em meus estudos, estou quase formando. Mas estou de volta.
Achei um texto que um colega me enviou muito interessante, por isso, resolvi postar para vocês.
Obrigado e que DEUS vos abençoe ricamente em CRISTO JESUS !!!

"COMO É O CRENTE"

Minha Arma? A bíblia!.
Meu Lugar? A igreja...
Meu Caminho? O céu...
Minha Companhia? Jesus...
Meu Amigo? Espírito Santo...
Meu Desejo? Pregar a sua palavra!
Meu Verbo? Orar...
Meu Sonho? A salvação...
Meu Espírito? Purificado!
Meu Vício? Amar a Deus...
Meus Lances? Expulsar demônios e todo tipo de enfermidade!!!
Minha Energia? Vem de Deus...
Meu objetivo? Fazer a diferença...

E pra terminar....

Crente não canta... Louva ao pai!
Crente não toca... Esbanja talento!!!
Crente não fala... Profetiza!!!
Crente não se acha... Ele é!!!
Crente não critica... Ensina!!!
Crente não tem amigos... Tem irmãos!!!
Crente não vê... Tem visões!!!
Crente não faz chover... Faz cair bênçãos do céu!!!
Crente não falha... Porque Deus está com ele!!!
Crente não corre... Por que Deus sabe a hora certa!!
Crente não é médico... Mas cura os enfermos através de Jesus!!!
Crente não faz mágica... Mostra o poder de Deus!!!
Crente não se rebaixa... Levanta a cabeça!!!

AUTOR: Desconhecido