terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"DÁ MAIS UM TEMPO, POR FAVOR!"



"... deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra, cavar em volta dela e pôr bastante esterco". (v.8 - Tradução Eugene Peterson) Lucas 13.06-09

Todo aquele que se aproxima de uma figueira espera encontrar nela figo. O fruto não só alimenta aquele que se aproxima, mas também reproduz sua espécie. Daí ser natural à figueira produzir figos. De igual modo, todo aquele que se aproxima de alguém que se declara cristão espera encontrar nele o fruto do Espírito cujas propriedades são "alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gálatas 05.22-23).

Acontece que nem sempre a figueira produz figo, assim como nem sempre o cristão produz o fruto do Espírito. Pessoas chegam até nós e podem encontrar tristeza amarga, ansiedade profunda, impaciência irritante, fel maligno, maldade incontida, agressividade hostil, desequilíbrio generalizado no corpo e na alma.
Ao invés de uma solução por amputação (corte a árvore), quando matar parece ser solução para um mundo melhor, o agricultor da figueira faz a opção por pedir um tempo, mais um ano. O jardineiro de nossas vidas sabe o que é necessário fazer quando estamos infrutíferos. 

As 3 atitudes do jardineiro

Em primeiro lugar, é necessário afofar a terra. As experiências adversas da vida podem produzir um terreno batido, cansado, traumatizado, pisoteado, endurecido em nossos corações. Terra assim torna-se impermeável, incapaz de receber a água da chuva e se revitalizar. É necessário revolver a terra, relembrar nossa vida, recontar nossas experiências em outro ângulo, em uma nova perspectiva de análise, pensar diferente a respeito de nós mesmos e de nossas vivências e relacionamentos. Por isso o salmista clamou a Deus que ensinasse a contar seus dias, narrar sua história, para que alcançasse coração sábio e equilibrado (Salmo 90.12). 

Também é necessário cavar ao redor. Para uma restauração de nossa fertilidade é necessário ir ao ponto, ser mais incisivo, específico, cortante, penetrante. Precisamos discernir e afastar nossos fracassos, falências, desgostos, frustrações. É necessário identificar para combater as marcas que sugaram os ingredientes e nos deixaram amargos, indiferentes, desapaixonados. Uma terra revolvida e cavada ao redor de nossas raízes está apta a receber água pura que vem das chuvas dos céus. O jardineiro que cuida de nossos corações sabe como fazer isso de maneira respeitosa, amigável, desafiadora. Ele não machuca arrancando pedaços, mas cava cuidadosamente ao redor.

Por último é necessário colocar esterco. O esterco parece não servir para nada, além de não ter cheiro agradável. Contudo, ele serve para corrigir, compensar, complementar, fertilizar, recondicionar, nutrir. Igualmente pode parecer inútil e difícil de enfrentar a necessária liberação de perdão,  ou o desafiador pedido de perdão. Importante será reatar, reconciliar, ter ajuda de outras pessoas, submeter-se, humilhar-se, tolerar, silenciar, aquietar-se. 

A expressão grega usada "aphes" traduzida por deixe (a figueira) é a mesma usada por Cristo na cruz quando disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lucas 23.34), como que dizendo calma, dê um tempo, espere, atenue, perdoe. Definitivamente Deus decidiu dar esse tempo para nós (2 Pedro 03.09). Estamos vivendo esse momento especial para que o jardineiro de nossos corações complete a boa obra de começou (Filipenses 01.06). Vamos nos entregar desejosos de receber esse cuidado, enquanto clamamos: dá mais um tempo, por favor!

AUTOR: Rodolfo Garcia Montosa

Nenhum comentário: