terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"O BRASIL EM CRISE E A IGREJA EM CRISTO!"



O que mais se ouve falar, hoje em dia, é sobre a grave crise em que se encontra o Brasil.

Os diagnósticos são parciais, pois não revelam as verdadeiras causas, que passam com amplitude acentuada pelos três poderes, aonde as marcas da corrupção e do desgoverno não podem mais ser escondidas. Isso tudo afeta a sociedade como um todo, fazendo com que os programas sociais para onde vai uma grande parte dos recursos nacionais, não sejam mais suficientes para sustentar o rápido empobrecimento generalizado na nação.

Na Igreja entretanto o quadro pode ser diferente. No decorrer da minha vida já vi crises dessa grandeza, ou até de maior porte que se adequaram e se renderam aos princípios de fé, esperança e amor (1 Corintios 13:13) nos quais vivemos. Quando entendemos a profundidade do que é ser um cristão e viver debaixo da boa, agradável e perfeita vontade do Pai (Romanos 12:12). Passamos a entender que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Ele. Assim sendo, minha afirmação é que não entramos em crise quando estamos em Cristo.


1 - Vida em Cristo é uma vida de fé - Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem - Salmo 127:02

Quando vivemos pela fé, passamos a usufruir da economia divina, que nos leva viver debaixo da administração do Pai que governa todas as coisas. Ele é o mesmo Deus com o Dollar alto ou com o Dollar baixo. Quando cremos, sabemos que ele multiplica o azeite da viúva e os recursos dos pobres. Por isso pela fé receba de coração grato, mesmo que seja pouco, pois Deus te acrescentará.


2 - Vida em cristo é vida de esperança -

Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança? - 2 Samuel 23:05 - Quem está em Deus e em Cristo, sempre estará seguro. Segurança é a base de nossa esperança. Lembro na crise de 1964, eu era ainda pequeno, quando meu pai foi preso por razões políticas. Aquilo poderia ter trazido muita angústia e insegurança à nossa casa, porém, a esperança no coração de minha mãe, foi nos sustentando dia a dia, pois cuidou de seus quatro filhos com segurança e fé.

3 - Vida com Cristo é vida de amor - Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar- lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 1João 03:17.

As épocas de crises são as oportunidades que Deus nos dá para demonstrarmos seu genuíno e verdadeiro amor. Repartir o que temos, mesmo que seja pouco. Entrei há pouco tempo no cubículo em que vivia uma família de refugiados no oriente médio. As condições precárias não impediram que a esposa trouxesse pedaços de pão, chá e fatias de pepino e tomate para todos que ali estavam. Me impressionou que aquela mulher cristã, que não sabia o que iria comer no outro dia, mas mesmo assim, repartiu o pouco que tinha em casa. A igreja que tem em abundância é a que reparte com os necessitados, primeiro os da fé e também, com o Brasil ao nosso derredor, que sem Deus, está entrando em desespero.


Meu conselho, além desses três que a palavra nos dá, é que evitemos o desperdício e as dividas. Aprendamos viver com simplicidade com o que temos. Os valores eternos de compaixão e misericórdia devem ser o motor da Igreja com muita fé, esperança e amor para com todos.





AUTOR: Asaph Borba

Nenhum comentário: