segunda-feira, 25 de abril de 2016

"ENTRE VOCÊS NÃO PODE SER ASSIM!"


Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. (Lucas 22:26)

Sabemos que no texto assim Jesus está chegando no final de seu ministério terreno e por várias vezes declarou isto aos seus discípulos, que de certa forma ficaram apreensivos e conjecturando coisas a este respeito; uma delas é: "quem seria o sucessor do mestre"?

Este texto tem sido usado por muitos pregadores para falar sobre a "liderança serva" e é claro que o texto fala sobre isto, mas muito mais do que isto, para mim o texto trata de um coração servo, pois olhando para os discípulos, todos eram líderes, ou seja, são líderes tratando com líderes e não líderes tratando com liderados.

Jesus não está falando sobre liderar, mas sim sobre servir e muito mais, sobre servir ao outro como seu "igual".
Ter um coração servo não porque é nosso dever, mas porque queremos que o outro esteja bem e melhor do que nós mesmos.

Neste sentido, como líderes a pratica do serviço não é tão difícil quando se trata de nossos liderados.
O pastor então, muitas vezes deixa o que está fazendo, o seu descanso e vai servir a ovelha que está necessitada e com problemas.

Por outro lado, também não temos problemas em servirmos aquelas pessoas que nos lideram. Isto é ainda mais fácil.
Se Jesus pedisse algo aos discípulos, eles iriam fazer com a maior alegria. Quando Jesus pediu para buscarem um jumentinho, eles nem sabiam direito como seria a coisa, mas foram de bom grado.

Quando servimos nossos liderados, somos valorizados por eles, quando servimos a nossos líderes podemos receber elogios, mas quando servimos ao nosso igual, nos colocando "como o menor", aí é um problema. Ser o menor entre os iguais! Fico pensando como os mesmos discípulos eram tão prontos para servir a multidão faminta, para servir os comandos de Jesus, mas tão relutantes quando era para servir um ao outro. "Entre vocês não é assim".

Servir aos iguais

Percebo o quanto é difícil para nós, servirmos aquele que é nosso igual, nossos pares. Pastores servir a outros pastores, líderes servirem a outros líderes. Não é difícil para o pastor servir a igreja que está sob seu comando, servir ao discipulador que é o seu líder, mas há dificuldade em servir um outro pastor.

Se um bispo um presidente de campo, nos pede para carregar a sua pasta, faríamos isto com muito bom grado, mas se um outro pastor nos pedir isto, muitas vezes vamos pensar, "quem ele pensa que é?".
Jesus está falando sobre isto com seus discípulos, servir aos seus iguais. Creio que este é o grande desafio do líder.

Creio que servir ao seu igual é sim ter um coração servo. Não ter o problema de ser o menor entre os seus iguais.

"Entre vocês não é assim"?

AUTOR: Armando Altino da Silva Júnior

Nenhum comentário: