quinta-feira, 7 de maio de 2009

"FOGO DE DEUS"


TEMA: DEUTERONÔMIO Cap. 04 v. 24

A palavra Fogo do (LT) “Focu” significa: Desenvolvimento simultâneo de calor e luz. Essa palavra aparece 378 vezes no AT. Fogo do (GR) “Pur” que significa: Pura, febre. É aplicado na Santidade de Deus, que consome tudo o que é inconsistente com ela. (AP. 01 v. 14) = “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo.” / Os olhos de JESUS emblemáticos de julgamento penetrante, que procuram o mal.

Fogo como Presença de DEUS: (Ex. 19 v. 18) = “E todo Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente.” / O Fogo é o assessor de Deus nas suas manifestações.

Fogo como Aliança de DEUS: (Gn. 15 v. 17) = “E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumaça e uma tocha de fogo que passou por aquelas metades.”

Fogo como Disciplina de DEUS: (Nm. 11 v. 01) = “E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Senhor; porque o Senhor ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.”

Fogo como Provação de DEUS: (Dn. 03 v. 21) = “Então aqueles homens foram atados com as suas capas, e seus calções, e seus chapéus, e suas vestes e foram lançados dentro do forno de fogo ardente.”

Fogo como Avaliador de DEUS: (Iº Co. 03 v. 13) = “A obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.”

Fogo como Aceitação de DEUS: (Lv. 09 v. 24) = “Porque o fogo saiu de diante do Senhor e consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo todo povo, jubilou e caiu sobre as suas faces.” / Fogo (HB) Isseh: Oferta feita por fogo. O fogo transformava a oferta em fumaça e ela subindo ao céu simbolizava a recepção de Deus da oferta.

Fogo como Julgamento de DEUS: (Lc. 03 v. 09) = “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo.”

Fogo como Poder de DEUS: (Hb. 01 v. 17) = “E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo.” / (GR) Pholox: Brilhar, Chama de Fogo.

AUTOR: Evangelista Geraldo de Almeida Filho (Geraldinho)

4 comentários:

Anônimo disse...

interesante o seu trabalho inda existem homens de deus que fazen a sua obra de deus eu estava procurando isto deus seja sempre com tigo

Anônimo disse...

Nao sei se entendi direito
Mas onde ha fogo, ha presença de DEUS. Correto? Entao o inferno é o Paraiso ou ha a presença de Deus lá?

Unknown disse...

Olá prezado! ERRADO! Nem sempre onde tem fogo há presença de DEUS. Não entendeu direito. Conforme expliquei no início: "Fogo do (GR) “Pur” que significa: Pura, febre. É aplicado na Santidade de Deus". Nesta tradução do grego se aplica a DEUS. Mas em outro sentido od original, aplica-se em outros termos. Como o fogo do inferno por exemplo. Abraços!

Pablo Gomes disse...

Olá Paz e Graça. Um irmão postou um comentario dizendo não ter entendido o esboço e perguntou se no inferno ha presença de Deus, por incrivel que pareça sim, Deus é fogo e essa é uma faceta do seu carater, o fogo consome apenas aquilo que não tem a mesma natureza que ele(o fogo) então o inferno é a presença de Deus para aqueles que não tem a mesma natureza que Ele(o fogo), espero ter acrescentado alguma coisa.