terça-feira, 5 de maio de 2009

“SOBRE LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS”

TEMA: LAMENTAÇÕES Cap. 03 v. 25 ao 27

A palavra Lamentação vem do Hebraico e significa: Uma canção triste ou composição poética consagrada ao luto e à tristeza.

Jeremias frisa a esperança de Jerusalém na misericórdia de Deus. Mediante muitas comparações, o profeta mostra que foi Deus quem trouxe o cativeiro e a desolação de Jerusalém em 586 aC. Na amargura da situação, o escritor pede a Deus que se lembre de sua aflição, e expressa fé na benevolência e nas misericórdias de Deus.

Três versículos sucessivos usam no início a palavra “bom”, e mostram que é apropriado esperar a salvação da parte do Senhor. (Lm. 03 v. 25, 26 e 27) Deus causou o pesar, mas mostrará também misericórdia. Mas por ora, não obstante a confissão de rebeldia, Deus não perdoou; bloqueou as orações.

É bom para o homem suportar jugo na sua mocidade. Muitos dos jovens a quem Jeremias estava se referindo haviam sido levados como cativos para a Babilônia. É para aliviá-los que Jeremias escreve este versículo. Note que Jeremias não culpa os Babilônios. Ele diz que, em última instância, quem está trazendo este jugo sobre aqueles jovens é Deus mesmo. Este jugo é como aquele que é representado pelos mandamentos de Deus. É muito bom que aprendamos desde cedo que temos sérias obrigações para com Deus e não podemos pretender que Deus aceita qualquer coisa. Nunca é cedo demais para começarmos a nos moldar pelo molde de Deus. Sem o jugo que Deus nos impõe a grande maioria de nós seria como touros indomáveis que não se ajustam ao uso da canga e se tornam improdutivos.

PRECISAMOS VER: (Lm. 03 v. 01) = “Eu sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor.” / (Ap. 03 v.18) = “E que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Igreja de Laodicéia.

PRECISAMOS SER GUIADOS: (Lm. 03 v. 02) = “Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.” / (Sl. 73 v. 24 e 25) = “Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. Quem tenho eu no céu senão a ti ? E na terra não há quem eu deseje além de ti.”

PRECISAMOS SER O ALVO DE DEUS: (Lm. 03 v. 12) = “Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.” / (Sl. 84 v. 09) = “Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.” Filhos de Core.

PRECISAMOS CONFIAR NA MISERICÓRDIA: (Lm. 03 v. 22) = “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.”

PRECISAMOS TER O SENHOR COMO NOSSA PORÇÃO: (Lm. 03 v. 24) = “A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.”

PRECISAMOS CRER QUE O SENHOR É BOM: (Lm. 03 v. 25) = “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.”

PRECISAMOS TER ESPERANÇA: (Lm. 03 v. 26) = “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.”

PRECISAMOS SUPORTAR O JUGO: (Lm. 03 v. 27) = “Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.” / (Is. 10 v. 27) = “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.”

Autor: Presbítero Geraldo de Almeida Filho (Geraldinho)

Um comentário:

Anônimo disse...

"A LEITURA e a PESQUISA são os combustíveis que abastecem o carrinho chamado CONHECIMENTO."

"A LEITURA e a PESQUISA são os componentes sanguíneos que correm pelas artérias de um corpo chamado CONHECIMENTO".

Obrigado por aprender um pouco mais sobre Lamentações.

Otoniel Vital Maceió-Al