sexta-feira, 5 de junho de 2009

"SIGA O EXEMPLO"

TEMA: APOCALIPSE, Cap. 03 v. 11

Jesus fala à Igreja de Filadélfia a respeito de coisas que precisamos guardar em nossas vidas espirituais. Encontramos duas Igrejas que não contêm nenhuma crítica: Esmirna uma congregação pobre que enfrentava perseguição e Filadélfia uma congregação fraca e limitada, mas que dependia de Deus.

1. Filadélfia: Ficava entre Pérgamo e Laodicéia. Localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A região produzia uvas e o povo honrava Dionísio, o deus grego do vinho. Foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Hoje fica na Turquia.

2. Conheço as tuas obras: Jesus conhece as suas obras. (Is. 66 v. 18) = “Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória.”

3. Porta aberta: Jesus já oferece encorajamento aos seus discípulos, acesso e oportunidades. (Cl. 04 v. 03) = “Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso.”

4. Tens pouca força: Fraqueza nem sempre sugere pecado. Jesus não condena esta igreja. Pode ser que fossem poucos em número, ou de outra maneira limitados em capacidade. (II Co. 12 v. 09) = “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”

5. Não negaste o meu nome: Apesar de suas limitações, a igreja em Filadélfia se mantinha fiel. Guardava a palavra de Jesus e resistiam os da sinagoga de satanás. Não desistiram! (Sl. 56 v. 03) = “No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.”

6. Venho sem demora ! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa: Para a maioria em Sardes, seria um dia de angústia. Para os cristãos em Filadélfia, seria um dia de alívio. Nós precisamos guardar: Salvação, Espírito Santo, Palavra de Deus, Amor, Fé, Esperança, Dons, Ministérios. (Sl. 119 v. 112) = “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.”

7. Ele nos protegerá: Pode ser uma referência à perseguição que começou no reinado de Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de pessoas, ou a Grande Tribulação. (Is. O4 v. 05) = “E criará o SENHOR sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção.”

8. Ao vencedor: (Ap. 03 v. 09) = “Eis que os farei vir, seus inimigos e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.” Fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus. (I Pe. 02 v. 05) = “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” (II Tm. 04 v. 07) = “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei fé.” (I Tm. 06 v. 20) = “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado…”
AUTOR: Presbítero Geraldo de Almeida Filho

Nenhum comentário: